Pages

sexta-feira, 18 de março de 2016

O que é e como usar o círculo cromático?

Introdução

Olá, Marrons!

No post de hoje vamos falar sobre cores! Sim, cores! Afinal, quem não ama combinar elementos da decoração ou das peças do look? Tem pessoas que gostam de combinar objetos, como um jarro de flor com o resto da decoração, outras gostam de combinar os móveis e etc... Eu a autora do Marrom Café, amo combinar cores mesmo (mas quem não gosta, né? Rs) Assim, o círculo cromático fica quase que indispensável para mim, na hora de montar uma combinação harmoniosa de cores. Mas o problema é que infelizmente algumas pessoas já ouviram falar deste círculo mas não fazem a menor ideia do se trata, então, como eu amo e tenho certeza de que todas vocês também amam combinar cores em diferentes momentos do dia-a-dia, seja no look ou na decoração, preparei este tutorial prático de como usar o círculo cromático, fazendo combinações com cores primárias, cores secundárias, cores terciárias, cores quaternárias cores complementares, cores análogas e cores decompostas complementares, bora?

O que é o círculo cromático e para que serve?



O círculo cromático é um disco composto por doze cores que podem ser dívidas nas seguintes categorias:

Cores primárias

: As cores primárias são as três cores que não podem ser criadas a partir de outras e são elas


-Azul


-Vermelho/magenta


-Amarelo

Cores secundárias

: as cores secundárias são as três cores obtidas a partir da mistura de duas cores primárias. São elas:


-Vermelho + amarelo = laranja


-Azul + vermelho = violeta


-Amarelo + azul = verde


Cores terciárias

as cores terciárias são as seis cores obtidas a partir da mistura de uma cor primária com outra secundária: São elas
-Vermelho + laranja = vermelho-alaranjado

-Amarelo + verde = amarelo esverdeado


- Azul + violeta = roxo


-Azul + verde = azul esverdeado

Podem ser consideradas cores terciárias também, as misturas de duas cores secundárias:


Exemplos

-laranja + verde = amarelo terciário (também chamado de amarelo ocre)


-Verde + violeta = vermelho terciário

-Verde + violeta = azul terciário


Nota: Verde e violeta podem gerar tanto o vermelho terciário quanto o azul terciário dependendo da quantidade de verde ou laranja.

Cores quaternárias

: Muita gente nunca ouviu falar, mas elas existem e só estão presentes nos discos mais complexos. São geradas misturando duas cores terciárias


Exemplos:



-Amarelo terciário + vermelho terciário = laranja neutro


-Azul terciário + amarelo terciário = verde oliva


Bem, agora que já conhecemos quais são as 12 cores do círculo cromático, e mais 2 cores quaternárias, podemos começar a aprender como criar as combinações. ;)

Combinações de cores

Cores complementares

As cores complementares são as cores que estão opostas, ou seja, que estão uma em frente a outra no círculo gerando uma combinação de alto contraste.



Na combinação complementar, uma das cores deve ser escolhida como a cor base e a outra deve ser usada como um complemento, ou seja, uma cor deve predominar, enquanto a outra deve ser usada nos detalhes.

Quais são as cores complementares?



-Amarelo e violeta


-Amarelo-esverdeado e vermelho-violeta


-Verde e vermelho


-Azul-esverdeado e vermelho-alaranjado


-Azul e laranja


-Azul-violeta e amarelo-alaranjado


Cores análogas


As cores análogas são as que aparecem lado a lado no círculo e são parecidas umas com as outras. Pode-se fazer combinações com duas ou três cores análogas, dependendo do grau de humor de quem as usar.



Pode-se fazer a tradicional combinação monocrática (quando na combinação são usadas apenas cores parecidas, como amarelo e laranja ou azul e azul-esverdeado) ou também pode-se escolher duas ou três cores análogas e selecionar uma de sua preferência para usar como base e acrescentar a cor oposta da mesma. Não entendeu? Aí vai o exemplo!


Exemplo:


Violeta com azul-violeta (cores análogas) neste exemplo, o violeta será usado como base (cor principal) E qual é a cor oposta ao violeta no disco cromático? é o amarelo! Desta forma, temos uma combinação contrastante e harmoniosa com as duas cores análogas selecionadas (violeta e azul-violeta) com o amarelo, que é oposto ao tom escolhido como principal! (o violeta) esta é a combinação de cores decompostas elementares e vamos falar dela mais adiante
Mas você também pode escolher uma outra cor para ser usada como base para predominar na combinação análoga (pode ser um tom neutro, como bege ou branco)
Uso como exemplo novamente o violeta com azul-violeta mas agora com branco como tom predominante. Este tipo de harmonia cromática é ideal para transmitir a ideia de maturidade e charme.

Quais são as cores análogas?



- Amarelo, amarelo-alaranjado e laranja


-Violeta, vermelho e vermelho-alaranjado


-Azul, azul-violeta e vermelho-violeta


-Amarelo-esverdeado, verde, azul esverdeado e ciano


Combinação de cores decompostas complementares


Este tipo de harmonia é ideal para pessoas divertidas e alegres que amam colorir tudo em sua volta pois requer a utilização de cores frias e quentes gerando um forte contraste.
As cores decompostas complementares nada mais são do que a harmonização de duas cores análogas e outra complementar oposta! não entendeu? Então segue o exemplo abaixo:



No exemplo a cima, vemos que não há segredo; bastando pegar duas cores vizinhas na roda e mais a complementar de uma delas, no caso, escolhi como exemplo o amarelo-esverdeado e o verde como análogas e escolhi a cor complementar do verde (que é o violeta ) gerando uma combinação contrastante, leve e divertida!

Quais são as cores decompostas complementares?

:


-Amarelo e amarelo-alaranjado (análogas e quentes) com azul (oposta ao amarelo-alaranjado e fria)


-Vermelho e vermelho-alaranjado (Análogas e quentes) com Ciano (oposta ao vermelho-alaranjado e fria)


-Amarelo e amarelo-esverdeado (análogas e quentes)  com com vermelho-violeta (roxo) (oposta ao amarelo-esverdeado e fria)


-Amarelo e amarelo alaranjado (análogas e quentes) com azul-violeta (oposta ao amarelo e fria)


Viu, como é fácil e simples usar o círculo cromático e que esta ferramenta não é um bicho de sete cabeças, como diria nossa vó? Rs.

Pois é, já estamos chegando ao fim do nosso tutorial mas agradeço a você, leitor do Marrom Café que faz o blog cada dia maior e melhor!
É isso, Marrons, Espero que tenham gostado e que continuem ligados aqui no blog. Até o próximo tutorial! Bjs ;*

Elogios, críticas ou dúvidas? Comente. O seu comentário é muito importante.


Nenhum comentário :

Postar um comentário

O comentário do leitor é muitssimo importante para o desenvolvimento do blog. Deixe sua opnião, elogios ou críticas desde que não seja ofensivo. Comentários racistas, machistas, homofóbicos ou contendo qualquer tipo de ofensa serão excluidos.